2021 … COACHING, FORMAÇÃO E EXPANSÃO: OS 3 GRANDES PILARES PARA O NOSSO CRESCIMENTO

2021 … COACHING, FORMAÇÃO E EXPANSÃO: OS 3 GRANDES PILARES PARA O NOSSO CRESCIMENTO

2021 … faz este ano 7 anos que regressei ao mercado imobiliário.

Depois de uma tentativa anterior que durou um ano e não correu bem, voltei em 2014 determinada a ficar. Como o tempo passa rápido! Assim numa fração de segundos tento lembrar-me de como tudo começou e como se faziam as coisas nessa altura. Estavam a surgir os primeiros portais imobiliários e ter um site já era “muito à frente”.

A minha experiência profissional anterior a esta foi numa empresa multinacional do sector farmacêutico, pelo que vinha formatada para compreender que um comercial, quando inicia a sua função, não sai à rua sem saber muito bem o que vai dizer e tudo o que tem de fazer. O treino era exaustivo.


No imobiliário, não era assim. Começamos a trabalhar sem a noção do que vamos encontrar. As coisas vão sendo aprendidas e interiorizadas conforme as situações se vão apresentando. A segurança no contacto com o cliente e a imagem do consultor ficam muito comprometidas.

Tudo isto era muito estranho para mim, mas pelos vistos era tudo normal.

Isto fez-me lembrar a razão pela qual a minha opinião sobre esta classe não era a mais favorável.
Desde essa altura, não sei se as coisas mudaram assim tanto. Algo terá sido feito, mas estamos a quilómetros de ser uma classe preparada e com as competências necessárias. Este é o sector que absorve muitas das pessoas que se vêm sem trabalho e optam por esta actividade, apenas porque sim. A selecção dos consultores é feita de uma forma incrivelmente fácil. Afinal, há sempre lugar para mais um.
Quando entrei para esta actividade andei meses a procurar trabalho. Preparei-me para entrevistas difíceis, onde tudo era analisado ao pormenor. Quando fiz a primeira entrevista na agência para onde acabei por ir trabalhar, fui imediatamente aceite. Confesso que fiquei espantada e lembro-me de pensar: ”mas isto é assim tão fácil?” Aconteceu comigo, por isso sei bem do que falo.

 

REAL ESTATE BUSINESS COACH

     

Pelo que tenho observado, ainda há muito trabalho para fazer.
A minha sorte é que sou muito curiosa e perfeccionista, por isso aprendi quase tudo o que sei hoje praticamente sozinha à custa da experiência que fui adquirindo e de alguns erros … claro!

Tenho tido a oportunidade de acolher na minha empresa consultores sem qualquer experiência que hoje são profissionais muito competentes com excelentes resultados. Vê-los trabalhar dá gosto e poder trabalhar lado a lado com eles é extraordinário. Outros, vieram a pensar que este trabalho era mais fácil do que na verdade é, com condições financeiras muito débeis, na ilusão que nesta área se ganha dinheiro de forma mais rápida do que na verdade acontece. Circunstâncias várias que não permitiram que as coisas pudessem continuar. Tudo isto me fez perceber a razão porque uns conseguem e outros não, por isso decidi dedicar-me ao coaching. Adoro ensinar e repararei que há muitos consultores a precisar de orientação e de motivação. A fase inicial é francamente difícil e muitas vezes ter alguém que nos anima e nos ajuda a perceber que as coisas são mesmo assim, é mesmo muito importante.
Não desistir é absolutamente fundamental. Tudo isto fez-me pensar e ter vontade de fazer alguma coisa. O que eu poder fazer, vou fazer. Se eu poder mudar a vida de alguém como consegui mudar a minha, é o que irei fazer.
Tenho encontrado consultores desmotivados e desorientados.
Pessoas de garra que são incompreendidas o que neste negócio ou em qualquer outro, não pode mesmo acontecer. Há tanto trabalho para fazer, mas quando o encargo financeiro das formações fica do lado dos consultores, as coisas complicam. Eles nem sempre têm disponibilidade financeira e há que gerir prioridades. Não é fácil!

Todos os elementos da minha equipa têm acesso gratuito ao programa que foi integralmente desenhado por mim - STARTUP 1.0.

Com este programa, cada um deles tem acesso a uma plataforma digital com conteúdos em vídeo. O objectivo é que adquiram competências nas diversas áreas para que possam trabalhar de uma forma muito profissional, sempre rumo ao sucesso. São pessoas com perfil vencedor que ambicionam ser consultores de sucesso, que procuro para trabalhar na minha empresa. Este programa está também acessível e disponível a todos os consultores imobiliários que precisem de apoio e queiram aprender mais. O programa está a decorrer com a 2ª turma e deverá estar novamente acessível durante o mês de outubro. Todas as inscrições efectuadas nesta fase ficam em lista de espera.
É muito interessante ver a evolução destes consultores e ver como respondem bem aos estímulos e aos desafios. Ser consultor imobiliário exige conhecimento em várias áreas e só pessoas com características muito especiais conseguem suportar os níveis de stress e ansiedade a que estão sujeitos.
Este é o sector que absorve muitas das pessoas que não têm trabalho e optam por esta actividade, apenas porque sim. A selecção dos consultores é feita de uma forma incrivelmente fácil. Afinal, há sempre lugar para mais um.

 

CRESCER ERA INEVITÁVEL

A experiência acumulada e o percurso profissional que tenho feito até aqui levou-me a equacionar a possibilidade de crescer e expandir o negócio para outras zonas.
Neste momento estamos a apostar em zonas como Viana do Castelo e Salvaterra de Magos. São zonas muito interessantes para investimento estrangeiro.

Iremos ter novas instalações em Salvaterra de Magos e uma nova equipa. Para mim uma responsabilidade acrescida quando se trata de ter a vida profissional de cada uma daquelas pessoas nas minhas mãos.
Continuaremos focados no segmento médio, médio-alto e luxo que corresponde ao tipo de imóveis que os nossos clientes procuram. Vamos continuar a apostar fortemente numa estratégia de marketing digital consistente e eficaz, capaz de levar os nossos imóveis ao encontro dos clientes certos, seja dentro ou fora do país.
Contra todas as expectativas e com todas as restrições que temos enfrentado, o balanço deste ano de
2021 é muito positivo. Tem sido um ano incrível.

 

Clique aqui para ver a publicação na Revista VALOR MAGAZINE Junho 2021 (Pág 14 e 15).

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência de usuário. Ao usar o site, você confirma que aceita o uso de cookies de acordo com nossa política de privacidade.   Saiba mais